quarta-feira, 24 de maio de 2017

Maria, auxiliadora dos cristãos: Como surgiu a devoção à Nossa Senhora Auxiliadora



Ao longo da história da nossa Igreja a Mãe de Deus foi e continua a ser venerada sob diversos títulos. E a história de cada título de Nossa Senhora enriquece as virtudes da mãe de Jesus e engrandece a glória de nosso Deus. Quero partilhar a história do título “auxiliadora” dado a virgem Maria, para que conhecendo um pouco mais a história da veneração da Mãe Deus possamos amá-la com amor ainda maior e glorificar a Deus e ao seu Filho Jesus que nos confiou a sua mãe a Igreja na cruz (Jo 19,27).

A invocação de Nossa Senhora Auxiliadora tem suas origens em 1571. Naquela época o império Otomano que já havia se expandido ao longo do mar mediterrâneo desejava invadir a Europa. Temendo a incursão dos mulçumanos contra a Europa cristã o papa Pio V  invocou o auxílio de Nossa Senhora, obtendo êxito em segurar o avanço islâmico o Santo Padre com profunda gratidão acrescentou a Nossa Senhora o título de “auxiliadora dos cristãos” às ladainhas loretanas. Porém, quem instituiu a festa de Nossa Senhora Auxiliadora foi o papa Pio VII em 1816.

O imperador Napoleão I, no séc XIX, foi excomungado pelo papa Pio VII por ameaçar invadir os estados pontifícios. O imperador francês sequestrou o papa que ficou preso por cinco anos. O Santo Padre recorreu a intercessão da Virgem Santíssima prometendo coroar solenemente a imagem de Nossa Senhora de Savona tão logo ficasse livre do cativeiro. A pressão popular levou Napoleão a libertar o papa que voltou a Savona e cumpriu sua promessa. No dia 24 de Maio foi instituída a festa de Nossa Senhora Auxiliadora, a data fixada é a mesma do retorno triunfal do papa à Roma.

A devoção à Nossa Senhora Auxiliadora é difundida no mundo inteiro pela família salesiana, congregação religiosa fundada por Dom Bosco. São João Bosco exercia especial devoção pela auxiliadora dos cristãos pedindo sua intercessão para defender a obra salesiana frente as dificuldades políticas de seu tempo. Dom Bosco com a ajuda de Santa Domingas Mazzarello fundou as filhas de Maria Auxiliadora para que a nova congregação fosse um monumento vivo de gratidão a Mãe de Deus. Em 1862 as aparições de Maria Auxiliadora na cidade de Spoleto marcaram o despertar da devoção mariana na piedade popular italiana. Nesse mesmo ano Dom Bosco iniciou a construção, em Turim, de um santuário, que foi dedicado a Nossa Senhora, auxílio dos cristãos.

Dom Bosco tinha especial devoção pela Virgem Santíssima, devoção ensinada a ele ainda criança por sua mãe. O santo ensinou a família salesiana a invocar Nossa Senhora sob o título de Auxiliadora, devoção esta que ganhou muita força com a ajuda de Dom Bosco. O amor de São João Bosco pela Virgem Auxiliadora era tão conhecido que com este título ela era conhecida como a “Virgem de Dom Bosco”. Dizia Dom Bosco: “A festa de Maria Auxiliadora deve ser o prelúdio da festa eterna que deveremos celebrar todos juntos um dia no Paraíso”.

Oração a Nossa Senhora Auxiliadora, Protetora do Lar
Santíssima Virgem Maria a quem Deus constituiu Auxiliadora dos Cristãos,
nós vos escolhemos como Senhora e Protetora desta casa.
Dignai-vos mostrar aqui Vosso auxílio poderoso.
Preservai esta casa de todo perigo: do incêndio, da inundação, do raio, das tempestades,
dos ladrões, dos malfeitores, da guerra e de todas as outras calamidades que conheceis.
Abençoai, protegei, defendei, guardai como coisa vossa as pessoas que vivem nesta casa.
Sobretudo concedei-lhes a graça mais importante,
a de viverem sempre na amizade de Deus, evitando o pecado.
Dai-lhes a fé que tivestes na Palavra de Deus, e o amor que nutristes para com Vosso Filho Jesus
e para com todos aqueles pelos quais Ele morreu na cruz.
Maria, Auxílio dos Cristãos, rogai por todos que moram nesta casa que Vos foi consagrada.
Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário